Metro do Porto - Série 100 - 130
+6
claudia
nunox
cclda
José2325
zemiguel
Tiago Duarte
10 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Metro do Porto - Série 100 - 130
Tram-trains para a linha da Póvoa em meados de Abril de 2008
Jornal de Noticias
Os primeiros Flexity Swift deverão ser entregues à Metro do Porto no final do primeiro trimestre do próximo ano. No total, os 30 veículos representam um investimento de 115 milhões de euros. Ao contrário do que aconteceu com os actuais veículos do metro - Eurotram -, que foram construídos em Portugal, os tram-train estão a ser produzidos na Alemanha. Apenas a montagem final será executada em solo nacional, nas instalações da EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário), também em Guifões.
A chegada de 30 novas composições aumentará, de forma significativa, a actual frota da Metro do Porto, constituída pelos 72 Eurotram a operar nas cinco linhas em funcionamento. O PMO de Guifões não tem condições para o aparcamento e posterior manutenção dos tram-train (responsabilidade da Bombardier, durante cinco anos) uma vez que são veículos com características distintas dos que estão actualmente ao serviço da Metro.
Será necessário proceder, então, a uma série de trabalhos nas instalações de Guifões. Tendo em conta que a abertura das propostas está marcada para o primeiro dia de Junho, a escolha do vencedor e posterior adjudicação só ocorrerá no segundo semestre deste ano. Como o prazo para a realização da empreitada é de 10 meses, também só segundo semestre do próximo ano é que o PMO de Guifões deverá estar totalmente preparado para acolher os Flexity Swift.
Os tram-train que vão circular nas linhas da Metro do Porto representam uma evolução das que já circulam, há alguns anos, em Saarbrucken (Alemanha) e em Croydon (Inglaterra). A maior capacidade (100 lugares sentados, mais 20 do que os actuais veículos) e a possibilidade de atingir velocidades mais elevadas (atinge os 100 quilómetros por hora, mais 20 quilómetros por hora do que os Eurotram) são as duas principais vantagens das novas composições. Aquando da assinatura do contrato com o consórcio que vai fornecer os Flexity Swift, a Empresa do Metro do Porto sublinhou, ainda, as vantagens ambientais dos veículos servirão para ajudar a alimentar toda a rede.
"A energia usada na tracção eléctrica dos Flexity é parcialmente recuperada durante a frenagem, funcionando os motores como geradores e aproveitando a energia cinética do veículo. Esta energia é devolvida à rede podendo, assim, ser usada por outros veículos", explicou a empresa. Ainda de acordo com a Metro, estima-se que será possível recuperar cerca de 30% do total de energia consumida.
Agora só falta saber o mais importante, a par de quando vão entrar em funcionamento, a velocidade comercial da Linha B com os novos tram-trains!
Última edição por Tiago2324 em 2010-08-09, 00:11, editado 3 vez(es)
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
O primeiro dos 30 tram-train que vão reforçar a frota da Metro do Porto já está nas oficinas da empresa, em Guifões, Matosinhostransportesemfotos.forumeiros.com Construído na Áustria, o veículo viajou de barco e de camiãotransportesemfotos.forumeiros.com Os testes de circulação começam nos próximos diastransportesemfotos.forumeiros.com
A Metro mantém o secretismo em relação à composiçãotransportesemfotos.forumeiros.com Não há fotografias nem imagens do Flexity Swift, que chegou a Portugal completamente camuflado, com um revestimento pretotransportesemfotos.forumeiros.com Agora, está escondido no Parque de Manutenção e Oficinas de Guifões, à espera da estreia nos carristransportesemfotos.forumeiros.com
O veículo chegou já prontotransportesemfotos.forumeiros.com A construção foi efectuada na fábrica da Bombardier em Viena, na Áustriatransportesemfotos.forumeiros.com Os mais de 2700 quilómetros de distância até Matosinhos foram vencidos através de camião e de barcotransportesemfotos.forumeiros.com Segundo apurou o JN, entre a Áustria e a França o Flexity Swift foi transportado por via rodoviária, embarcando em território gaulês rumo a Portugaltransportesemfotos.forumeiros.com
O navio atracou no porto de Setúbal e o novo veículo da Metro do Porto completou a etapa final da viagem até Guifões de novo por estrada, num serviço de transporte especial, dadas as suas dimensõestransportesemfotos.forumeiros.com Cada tram-train pesa 70,8 toneladas - quase o dobro dos actuais veículos (eurotram) a circular na rede - e tem mais de 37 metros de comprimentotransportesemfotos.forumeiros.com
Os testes de circulação da nova composição começam nos próximos dias, tendo em vista a sua futura entrada em operação comercialtransportesemfotos.forumeiros.com Aliás, em Maio passado a empresa admitia que os veículos pudessem entar ao serviço com os novos horários de Inverno, em vigor a partir de segunda-feiratransportesemfotos.forumeiros.com Uma situação que já não irá acontecertransportesemfotos.forumeiros.com
Os tram-train foram comprados pela Metro do Porto tendo em vista a sua utilização nas linhas mais longas - Póvoa e Trofa -, mas podem ser usados em toda a redetransportesemfotos.forumeiros.com Em comparação com os actuais veículos, os tram-train são mais rápidos (atingem os 100 quilómetros horas, contra os 80 quilómetros do eurotram), têm maior capacidade (cerca de 250 lugares) e são ligeiramente mais compridostransportesemfotos.forumeiros.com Por outro lado, em matéria de conforto, estão preparados para as viagens mais longastransportesemfotos.forumeiros.com
No total, a Metro vai receber 30 veículos Flexity Swift, cuja aquisição representa um investimento de 115 milhões de eurostransportesemfotos.forumeiros.com As composições deverão chegar da Áustria ao ritmo de uma por mêstransportesemfotos.forumeiros.com
Os primeiros veículos chegam prontostransportesemfotos.forumeiros.com Sensivelmente a partir da 10ª entrega, a montagem final começará a ser feita em Portugal, até porque alguns dos componentes são de produção nacionaltransportesemfotos.forumeiros.com Exemplos: assentos e partes da cabinetransportesemfotos.forumeiros.com
Ainda não se conhece a imagem dos tram-train da Metro do Porto, mas sabe-se que o modelo será uma evolução dos veículos que já circulam, há alguns anos, em Saarbrucken (Alemanha) e Croydon (Inglaterra)transportesemfotos.forumeiros.com
Os novos Flexity Swift permitem recuperar parte da energia consumida na frenagemtransportesemfotos.forumeiros.com "Esta energia é devolvida à rede, podendo assim ser usada por outros veículos", explicara já a Empresa do Metrotransportesemfotos.forumeiros.com "Prevê-se que, do total de energia consumida, 30% possa ser recuperada", acrescentaratransportesemfotos.forumeiros.com
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
so veio o primeiro eles ainda nao o colocaram em testes por isso ainda não há fotos
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
Aqui vão as primeiras 2 fotos da Saga
http://www.flickr.com/photos/39847888@N03/3856369031/
http://www.flickr.com/photos/39847888@N03/3856194437/
http://www.flickr.com/photos/39847888@N03/3856369031/
http://www.flickr.com/photos/39847888@N03/3856194437/
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
Boas Fotos
José2325- Novato no fórum
- Número de Mensagens : 24
Idade : 27
Localização : Agualva
Data de inscrição : 07/04/2009
Qual o Transporte que gosta mais ?
Hobbie favorito: Fotografar
nunox- Administrador
- Número de Mensagens : 81
Idade : 29
Localização : Castelo Branco
Data de inscrição : 15/03/2008
Qual o Transporte que gosta mais ?
Hobbie favorito: Fotografar
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
São uns monstros
Editado por Tiago2324, dia 14 de Setembro de 2009
Editado por Tiago2324, dia 14 de Setembro de 2009
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
Gosto muito do Metro do Porto novo.
Continuem com o bom trabalho
Editado por Tiago2324, dia 28 de Setembro de 2009
Continuem com o bom trabalho
Editado por Tiago2324, dia 28 de Setembro de 2009
Última edição por Tiago2324 em 2010-08-09, 00:12, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Atenção aos erros ortográficos !)
claudia- Membro Aprendiz...
- Número de Mensagens : 63
Localização : Senhora da Hora
Data de inscrição : 17/03/2008
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
Estas fotos são umas autenticas BOMBAS
claudia- Membro Aprendiz...
- Número de Mensagens : 63
Localização : Senhora da Hora
Data de inscrição : 17/03/2008
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
Já circlulam?
jtmnf- Entusiasta Ferroviário
- Número de Mensagens : 30
Localização : Valongo
Data de inscrição : 05/07/2009
Qual o Transporte que gosta mais ?
Hobbie favorito: Filmar
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
Não
Última edição por Tiago2324 em 2010-08-09, 00:13, editado 1 vez(es)
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
Ok
Quando é qe está previsto eles começaram a dar ar da sua graça?
Quando é qe está previsto eles começaram a dar ar da sua graça?
jtmnf- Entusiasta Ferroviário
- Número de Mensagens : 30
Localização : Valongo
Data de inscrição : 05/07/2009
Qual o Transporte que gosta mais ?
Hobbie favorito: Filmar
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
MP 103,106 e 107 em Formação, Fonte do Cuco, 25 de Novembro de 2009
http://www.flickr.com/photos/tiago2324/4135696556/
http://www.flickr.com/photos/tiago2324/4134937391/
http://www.flickr.com/photos/tiago2324/4134938153/
http://www.flickr.com/photos/tiago2324/4135696556/
http://www.flickr.com/photos/tiago2324/4134937391/
http://www.flickr.com/photos/tiago2324/4134938153/
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
MP 103,106 e 107 em Formação, Fonte do Cuco, 25 de Novembro de 2009
http://www.flickr.com/photos/tiago2324/4135698754/
http://www.flickr.com/photos/tiago2324/4135699430/
http://www.flickr./photos/tiago2324/4135700066/
http://www.flickr.com/photos/tiago2324/4135698754/
http://www.flickr.com/photos/tiago2324/4135699430/
http://www.flickr./photos/tiago2324/4135700066/
Re: Metro do Porto - Série 100 - 130
o modelo não desengraçado e as tuas fotos entre bom e o muito bom
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» Todos - Metro Do Porto Linhas
» Metro do Porto - Linha F
» Metro de Lisboa - ML 79
» Metro Transportes do Sul (MTS)
» Metro do Porto - Linha F
» Metro de Lisboa - ML 79
» Metro Transportes do Sul (MTS)
Página 1 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos