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Ramal de Aljustrel

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Ramal de Aljustrel Empty Ramal de Aljustrel

Mensagem por joaoarsenio 2010-09-11, 14:33

O Ramal de Aljustrel é um troço ferroviário português, que liga a estação de Carregueiro (Linha do Alentejo) às minas de Aljustrel.
Este ramal, com uma extensão total de 11,6 km, é usado apenas por composições de mercadorias e não é gerido pela Rede Ferroviária Nacional.

Planeamento e construção

A ligação ferroviária a Aljustrel foi primeiro referida em 1858, quando se discutiu qual o traçado que o Caminho de Ferro do Sul (antigo nome da Linha do Alentejo e parte da Linha do Sul) deveria seguir após a sua chegada a Beja; uma das propostas sugeria a passagem por São Martinho das Amoreiras, Santa Clara-a-Velha, Sabóia, Vale da Mata e São Bartolomeu de Messines, terminando em Faro. Apesar deste traçado forçar a passagem pelas serras algarvias, oferecia uma maior proximidade às Minas de Aljustrel e de Neves-Corvo, razão pela qual foi seleccionado.Abertura ao serviço e ligação proposta a Ermidas-Sado

O Ramal de Aljustrel foi aberto à exploração pública em 2 de Junho de 1929. Em 1932, o Governador Civil de Beja e o presidente da Câmara de Aljustrel reuniram-se com o Ministro das Obras Públicas, de forma a que este autorizasse a construção de um ramal entre esta localidade e Ermidas, de forma a reduzir o desemprego na região e assegurar a continuidade da laboração das minas, cujo funcionamento regular se encontrava ameaçado devido à falta de transportes sentida naquela altura.
Construção do Ramal das Pirites Alentejanas e reactivação do Ramal de Aljustrel.

Em 1991, a construtora Somafel concluiu a construção do Ramal das Pirites Alentejanas, em Aljustrel.

O Ramal foi desactivado em data desconhecida, tendo a laboração nas minas sido suspensa em 1993; em 2008, a empresa Pirites Alentejanas, concessionária da Mina de Aljustrel, procurou reabilitar esta ligação ferroviária, de modo a assegurar o transporte dos produtos da mina, que nesse ano foi reactivada, até ao Porto de Setúbal. O processo de reactivação do Ramal foi, no entanto, atrasado pela sua complexidade.

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